sexta-feira, 3 de julho de 2009

Equiparação da união homossexual estável à relação estável entre homem e mulher

Estava mais do que na hora de uma entidade forte tomar alguma atitude no sentido de buscar a equiparação da união homossexual à união estável entre homem e mulher, até hoje deixada à margem da legislação e da Constituição.
Que a nova Procuradora-Geral da Repúblia tenha sucesso e consiga ultrapassar as barreiras do preconceito e do conservadorismo hipócrita que reina em Brasília.
Equiparação da união homossexual estável à relação estável entre homem e mulher

A nova procuradora-geral da República, Deborah Duprat, ajuizou ontem (02), no STF, uma ação de arguição de descumprimento de preceito fundamental com o propósito de levar a corte a declarar que é obrigatório o reconhecimento, no Brasil, da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, desde que atendidos os requisitos exigidos para a constituição da união estável entre homem e mulher.
Pede, também, que os mesmos direitos e deveres dos companheiros nas uniões estáveis sejam estendidos aos companheiros nas uniões entre pessoas do mesmo sexo.
A petição está instruída com cópia da representação formulada pelo Grupo de Trabalho de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e pareceres dos professores titulares de Direito Civil e de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Gustavo Tepedino e Luís Roberto Barroso.
A ela estão também anexadas cópias de decisões judiciais violadoras de preceitos fundamentais na questão em debate.Também é pedido que a ação seja distribuída por dependência à ADPF nº 132, ajuizada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro versando questão conexa. Essa ação foi distribuída ao ministro Carlos Ayres Britto.
Igualdade entre homens e mulheresNa ação, a PGR sustenta que a união entre pessoas do mesmo sexo “é, hoje, uma realidade fática inegável, no mundo e no Brasil”. E lembra que, em sintonia com essa realidade, muitos países vêm estabelecendo formas diversas de reconhecimento e proteção dessas relações.“
A premissa destas iniciativas é a idéia de que os homossexuais devem ser tratados com o mesmo respeito e consideração que os demais cidadãos e que a recusa estatal ao reconhecimento das suas uniões implica não só privá-los de uma série de direitos importantíssimos de conteúdo patrimonial e extrapatrimonial, como também importa em menosprezo a sua própria identidade e dignidade”, sustenta a procuradora-geral.
Ela defende a tese de que “se deve extrair diretamente da Constituição de 88, notadamente dos princípios da dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III), da igualdade (artigo 5º, caput), da vedação de discriminações odiosas (artigo 3º, inciso IV), da liberdade (artigo 5º, caput) e da proteção à segurança jurídica, a obrigatoriedade do reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar”.
Sustenta ainda que, "diante da inexistência de legislação infraconstitucional regulamentadora, devem ser aplicadas analogicamente ao caso as normas que tratam da união estável entre homem e mulher”. E pede que a equiparação pleiteada seja atendida logo, “independentemente de qualquer mediação legislativa”, para aplicação imediata dos princípios constitucionais por ela mencionados. (ADPF nº 178 - com informações do STF).

2 comentários:

  1. Espero que o STF julgue num dia que esteja nos seus lampejos de progressividade jurídica e de pensamento.
    infelizmente, deveríamos viver num país laico, mas a cruz que está fincada nas paredes do STF não é só um ornamento religioso, é também um símbolo cultural.
    Avançar é preciso e de certa forma, em certos temas, acredito que a lei sistematicamente e as sanções impõe com o tempo uma conduta social.
    Se a sociedade não está devidamente preparada para ser uma sociedade igual e sem preconceitos, paciência, puna-se por isso!!!
    PS: Parabéns pelo blog!!!
    Roberto Brandão Araújo, Advogado de MG.
    PS2: não to conseguindo postar como "conta do google" ...

    ResponderExcluir
  2. Homossexuais bem resolvidos só tem intenções boas na construção de uma sociedade ao adotarem crianças que estariam marginalizadas, por exemplo. Equiparar o casamento homossexual ao heterossexual com os mesmos direitos transparece algo que já ocorre rotineiramente, mas sem uma legislação adequada.
    Espero que dê certo. Bjao Aline!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog do escritório "Aline Kopplin - Advocacia".
Envie suas dúvidas e deixe seus comentários.