quinta-feira, 29 de abril de 2010

Repercute caso do menor que toma santo daime com a mãe

No dia 23 de abril o Espaço Vital informou sobre a tramitação, em Porto Alegre (RS), de complicada ação envolvendo Direito de Família em que pais brigam pela guarda do filho menor. Detalhe revelado pelas decisões judiciais: o garoto estaria consumindo o chá conhecido como santo daime junto com a mãe.
O caso gera repercussão e, embora o Espaço Vital tenha omitido nomes das partes e informações sobre vara e número do processo - preservando a intimidade dos envolvidos - o saite foi contatado espontaneamente pela da mãe do menino, que afirma que o pai estaria respondendo a processo criminal por ter agredido o filho.
Ela teceu críticas e acusações a um psiquiatra - supostamente já denunciado ao Cremers - que teria sido contratado pelo genitor com o objetivo de sedar o garoto com droga de uso proibido em menores de 18 anos. A mãe defende o uso do chá: "o santo daime é liberado para gestantes e crianças de qualquer idade", disse ela.
A mãe reclama de ter ficado dois meses sem ver o filho e das alegadas agressões que este sofreria por parte do pai, "ficando em cárcere privado, sem direito a celular, vida social, muitas vezes sem alimento, sofrendo ameaças, sendo agredido e torturado psicologicamente".
Segundo ela, o menino seria vítima de falta de conhecimento das leis, desrespeito ao ECA e "preconceito religioso dos magistrados gaúchos."
********************************************
Fonte: www.espacovital.com.br, 28/04/2010

19 comentários:

  1. Bom dia!

    Já é de conhecimento público a decisão sobre esse caso? Se positivo, tenho interesse.

    Abraço,

    julio

    ResponderExcluir
  2. Olá, Julio. Não tenho conhecimento do número do processo, nem nomes das partes, pois os advogados estão mantendo sigilo. Conforme a notícia que postei, o processo ainda tramita em 1º Grau. Quando souber de novidades, posto por aqui. Abraço, Aline.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Grato pela atenção, ficarei no aguardo.A propósito, acrecentei vc entre meus contatos do msn.

    abraço

    julio

    ResponderExcluir
  4. Informo que a mãe já voltou a ver o filho a cada 15 dias,começando avisita as 8:00 de sabado e encerrando amesma às 18 hs de domingo.No principio amãe foi proibida de ver o filho,após muito sacrificio e pressão por parte de diversos orgãos de direiutos humanos a magistrada permitiu as visitas a cada 15 dias,sempre aos sabados,e na casa de algum parente materno.Graças ao TJ as visitas passaram a sr a cada 15 dias na casa da mãe.

    ResponderExcluir
  5. eu sou a mãe que vcs se referem, fiquei 100 dias sem ver meu filho, perdi a guarda, o direito ao natal, ano novo, pascoa, meu aniversario e ferias escolares, meu crime deve ser pior que de qualquer estuprador que pode sair da prisao em datas festivas, consegui ver meu filho no dia das maes, pq coincidiu com o calendario fixado pelo tj.Meu filho sofre maus tratos pelo pai que agora com o conscentimento da justiça se tornou mais feroz que antes, um verdadeiro tirano.As provas das agressoes estao no processo,laudo iml, inclusive tivemos audiencia, onde meu filho foi levado ao foro pelo proprio agressor ,ou seja o pai que detem a guarda. Quem foi a juiza no caso criminal, estranhamente é a mesma da vara de familia, e em menos de 24hrs o proc. crime foi arquivado, foi feito um acordo para que o pai parasse de agredir o menor ate o fim do feito, o que nao esta sendo cumprido, pois o menino fica sem alimentos, e pede a pessoas conhecidas que lhe levam, as declaraçoes estao nos altos...eu gostaria de saber se tenho tudo a meu favor, inclusive, avaliaçao psiquiatrica,estudo social,certidoes civel, crime,serasa ,cpc tenho casa,carro e renda propria ,porque meu filho continua nas garras de um criminoso, que nem a escola paga, troca o menor de escola ano apos ano por inadimplencia,tem certidao crime positiva, deve para receita federal etc...só há uma resposta preconceito religioso!!deixo aqui meu email de.dharma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se conferem as informações de que a juiza é evangélica?
    E se for, pergunto se isso não interfer no seu parecer?
    Se sim,porque ainda não foram tomadas medidas como por exemplo denuncia ao MP?

    ResponderExcluir
  7. não sei o certo a religiao da juiza mas só foi dada a guarda ao pai ,qd ele informou que eu era daimista, e o MP concorda com a juiza,segundo informaçao do proprio pai o MP foi quem proibiu as visitas a minha casa, apesar de não ter chegado no fim do feito no 1 grau ja perdi, no segundo duvido muito, chega ser bizarro um processo de guarda de menor com 14 anos incompletos ser decidido em Brasilia,pq os magistrados gauchos nao aplicam a lei da liberdade de culto e o ECA.

    ResponderExcluir
  8. Mensagem: Quanto ao caso da mãe daimista que luta para ter a guarda do filho chego a conclusão que a justiça muitas vezes é injusta.Como no "admirável mundo novo" de de Audous Huxley, somos condicionados a aceitar o que a sociedade nos impõe,em detrimento de nossas vontades.Existem outras situações, que não são levadas em consideração pela justiça,como no caso do pai que compra o filho com um automóvel zero, para que seja testemunha favorável a sí e até mesmo denigra a imagem da mãe frente à justiça para que passe a imagem de uma mulher irresponsável.Existe também a situação da venda de uma casa por parte da mãe em que o ex pede uma quantia emprestada e após ter negado seu pedido age de forma truculenta e ameaçadora.Existem também as ameaças que não constam nos autos do processo por se referirem a situações antigas e que a parte da mãe achou por bem deixar de fora.E exite enfim a situação do menor que ao contrário de seus irmãos que herdaram a indole do pai,não se deixa comprar e é autentico e tem vontade própria. Por fim gostaria de salientar que apesar das alegações da magistrada de que não existe preconceito religioso ,o argumento uasado para que fosse entregue novamente ao pai a guarda do menor é de que a mãe faz uso de um chá alucinógeno da "seita" do Santo Daime. Seita? Bem, muitos fatos não estão nos autos.Fatos corriqueiros,do dia-a-dia que envolvem a vivencia de um casal. Voltando ao passado (onde acusam a mãe de drogada)tem-se um acidente em que a mãe ficou de cama e sem os movimentos normais por mais de seis meses,justamente no periodo em que houve a separação.Onde ela sem condições de cuidar dos filhos não levou adiante o processo de guarda.Afinal como cuidaria dos mesmos na época,estando em uma cama se recuperando? No mesmo momento o pai entra com as acusações de drogadiçção da mãe.Sendo a mãe uma drogada como o filho convivia todos os dias com a mesma como se fosse guarda compartilhada? Como o pai permitia esta aproximação todos os dias se alegou ser a mãe uma drogada? Moravam em condominios vizinhos.A mãe após se recuperar dos traumas do acidente não requereu a guarda dos filhos menores ,pois podia conviver com os mesmos diariamente.E tão somente entrou com pedido de troca da guarda quando o mais novo foi agredido pelo pai.O que se repetiu mais uma vez no inicio de 2010,como consta no registro do DECA e no laudo do IML que não teve tempo de ser anexado quando do julgamento pelo TJ. Bem, estes são os fatos.No entanto não tenho a pretensão que isto sirva de argumento para a justiça,até porque a justiça nem sempre é justa.No entanto vários fatos levam a crer em preconceito religioso e desconhecimento da doutrina do Santo Daime. O magistrado não deve deixar que sua crença ou seu desconhecimento interfiram em sua decisão.No entanto compreendo que sendo humanos ,tomos somos passiveis de erros...Mas não com a vida alheia. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a representante do MP desconhece o site do órgão publico do qual faz parte:

    http://www.mp.rs.gov.br/dirhum/noticias/id20284.htm

    ResponderExcluir
  10. O S... volta ao lar
    Finalmente depois de meses de angustia mãe e filho se reencontram para que possam viver em harmonia, amor, verdade e justiça como sempre fizeram à distância nestes meses. Porém agora convivendo no mesmo teto.

    A juiza deu despacho revertendo à guarda para a Denise por no minimo seis meses para que S... possa voltar a ser feliz e levar sua vida normalmente sem sofrer pressão psicológica ou maus tratos pelo pai..

    A pressão foi grande tanto dos irmãos daimistas , dos representantes de diversas ONGS de direitos humanos etc...

    No entanto fica claro o prEconceito com relação à doutrina no trecho do despacho, o qual reproduzo abaixo:

    ". Intimem-se partes e procuradores, com urgência, inclusive por telefone, ante à proximidade da audiência. Deixo de fixar alimentos do pai ao filho, ante a assertiva da mãe de que tem condições de sustentá-lo, aliado ao fato que não pagava pensão alimentícia aos filhos, quando estes estavam na companhia paterna, apesar de possuir renda. Fica mantida a proibição do adolescente ingerir o chá Ayahuasca como anteriormente decidido pelo Tribunal de Justiça e ratificado no laudo psiquiátrico. Lavre-se termo de guarda em favor da genitora.Intimem-se"

    Salve nosso padrinho Alancardino Vallejos, advogado da Denise e grande lider espiritual.

    Para aqueles que afirmavam não se tratar de preconceito eis a questão: O menino só voltou ao convivio da mãe devido sua fraqueza emocional e fisica com à convivencia forçada com o pai, provados pelos documentos e laudos anexados ao processo. O menino já estava debilitado pela situação psicológica que estava vivendo.
    Graças ao advogado padrinho Alancardino Vallejos que soube com sua experiencia e fé defender nossa irmã Denise e nosso irmão S... neste processo onde a mentira e o preconceito se fizeram presentes pela parte paterna desde o inicio.

    VIVA O PADRINHO ALANCARDINO! VIVA O CÉU DE SÃO MIGUEL! VIVA O SANTO DAIME! VIVA O PADRINHO SEBASTIÃO! VIVA O MESTRE IRINEU!

    VIVA! VIVA! VIVA!

    ResponderExcluir
  11. É ilegal dar o chá alucinógino Daime à crianças! isto pode causar um mau irreversível à criança! Espero que esta "mãe" cumpra a decis~]ao do juiz sob pena de perder a guarda do filho! O MP resguarda o direito da criança! Se a mãe optou por participar desta seita que ingere chá alucinógino, tudo bem, vez que o chá não cosnta (ainda) da lista da ANVISA de produtos proibidos, porém é fato notório que a droga é proibida para menores. Deixe seu filho crescer e dicidir se quer beber algo que a Senhora acha bom e saudável, vez que diversos estudos demonstram que esta idéia não condiz com a realidade, haja vista o caso do Glauco (entre outros de menor repercussão) que consumia o chá e tornou-se violento e assassino!

    ResponderExcluir
  12. Anonimo, não vou me manifestar quanto ao caso do menino, visto que para nós esta consumado.
    No entanto quanto ao caso do Glauco é muito fácil jogar a culpa no Santo Daime. Um rapaz criado em familia de classe alta com todo o conforto e com todas as regalias. Tinha tudo e ao mesmo tempo não tinha nada. Tinha tudo de materia: casa, carro do ano, dinheiro para gastar em drogas ,vida fácil. Tinha nada de sentimento: amor próprio, alegria e no mínimo respeito ao seu semelhante.
    O caso do Glauco foi mais um caso de um filhinho de papai drogado e que achava que podia tudo. Quanto tempo esse rapaz estava pedindo ajuda? Tanto é verdade que procurou o Glauco para tentar se curar das drogas. E justamente aquele que podia ajuda-lo é que ele matou. Não é estranho? Matar quem nos estende a mão. Claro, matou justamente aquele que estava tirando ele da vida da escuridão. E como ele não queria sair desta vida matou justamente quem o ajudava.
    Se Santo daime fizesse mal para alguem eu já não estaria aqui a muito tempo, visto que faço parte da doutrina a mais de 14 anos. Nossas crianças são criadas dentro de padrões morais e educativos de alto valor. Sabem bem como deve agir uma pessoa. Aprendem desde a mais tenra idade o significado da palavra amor. E isso é o que faltou ao assassino do Glauco: amor!
    Se abebida fizesse mal alguem o governo não teria liberado para fins religiosos. E inclusive é bem claro : as crianças podem tomar contanto que com permissão e acompanhamento dos pais. Portanto a informação tem que ser passada como ela é. De rest acredito que o Glauco de onde está já perdoou seu algoz. Nos resta é rezar pela alma sofredora deste rapaz e pedir alento à familia do Glauco. O resto são conjecturas de quem desconhece a doutrina.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de dizer algumas coisas :
    Quanto ao caso da guarda da criança, me choca que a justiça permita tais aberrações. A justiça tem que ser aprimorada na questão da guarda de menor, pois não podem ocorrer absurdos como o da menina que ficou sob a guarda do pai que a torturou até que ela morreu de meningite.
    Quanto ao rapaz que matou o Glauco, porque colocar a culpa no chá se ele utilizava outras drogas. Pelo que sei, nos casos de esquizofrenia, toda droga pode causar crises, inclusive os remédios usados para emagrecer. Com certeza não foi o chá que o desequilibrou. E acho que a culpa é dos familiares, que sabendo da sua doença não o trataram, nem o internaram. É como no caso do assassino do cinema do Shopping Morumbi ou do taco de beisebol da livraria cultura. Esquizofrenicos que estavam a solta, sem tratamento. È claro, daria muito trabalho para os familiares... Agora põe a culpa no chá !
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Prezados! Que mantenhamos o debate! Porém, apenas peço a gentileza de que não utilizem o meu blog como veículo para discussões diretas, pois a intenção é trocar ideias e fomentar o debate jurídico. Grata, um abraço, Aline.

    ResponderExcluir
  15. é claro que a reação com o caso Glauco é devido ao desconhecimento e um natural preconceito, haja vista ser destoante do que temos como maioria religiosa no Brasil, católicos e evangélicos, sendo assim todas as outras minorias religiosas são acusadas, atacadas, por qualquer motivo, e por que não, ateus tembám são vítimas, é uma pena, não concordo de jeito nenhum que precisamos desconsiderar o outro que é diferente para afirmar as nossas crenças, mas é o que acontece quando as pessoas se deixam levar e não refletem por si mesmas, e me desculpem, ficam no senso comum, ao invés de ver o que tem se estudado sobre essas minorias religiosas.
    São outras culturas... devemos respeitar...
    A questão é que sempre existiram na história da humanidade comunidades que utilizavam de plantas de poder como parte de seus cultos.
    Está mais do que provado na nossa história que ao nos encontrarmos com o diferente tendemos a aniquilar sua subjetividade e conhecimento. Quer um exemplo batido, os portugueses chegaram ao Brasil e aniquilaram a subjetividade e conhecimento indígenas, e também muitas vidas, eram "primitivos", assim diziam, os pajés tomamvam também seus chás mágicos, hoje lutamos para preservar e recuperar toda a sua riqueza simbólica e cultura indígena, ao menos quem está comprometido. Para que estudamos história na escola, se não aprendemos nada com isso?
    Quando vamos evoluir como ser humano?
    Quanto ao comentário sobre a ANVISA ainda não ter proibido a substância... nossa, tenho certeza,pois já li diversos trabalhos acadêmicos, que está substância faz bem em diversos sentidos,e como ciência, o que importa são as estatísticas significativas, o caso Glauco é ínfimo , por isso não conta, e por isso outras hipóteses devem ser consideradas para o ocorrido, afinal, assassinatos ocorrem todo dia e nao tem nenhum ayhuasca envolvido na história, é só botar a cabeça pra funcionar e sair do senso comum. Embora acredite que o chá bem que ajuda, mais o mais imporante é a fé e a educação espiritual que tem as pessoas que frequentam essa e qualquer comunidade religiosa.
    Se justiça e razão existe, não tem nada a ver ANVISA, ou qualquer outra entidade proibir o chá, pois teremos no debate sempre antropólogos, psicólogos,médicos, advogados, denfesores dos direitos humanos, além dos próprios daimistas, e outras pessoas ligadas a outras entidades que sempre vão se solidarizar, pois aprenderam, ás vezes da pior forma, que o desrespeito a liberdade religiosa podia estar aocntecendo com eles, e que não precisamos desconsiderar o outro para afirmar nossas crenças

    Uma abraço fraterno

    A propósito, não sou daimista, sou umbandista.
    Também sou uma cientista e defensora dos direitos humanos.

    Me desculpe se fugi da discussão jurídica

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  16. Alguem pode fazer uma dissertacao sobre como as criancas daimista sao tratadas em sua doutrina ??

    ResponderExcluir
  17. A minha ex-mulher está levando meu filho de 3 anos para esses rituais e dando o chá para meu filho. E é claro que não concordo de jeito nenhum com isso. o que eu posso fazer? S eeu lutar pela guarda dele, é possível que eu ganhe? Pq minha proibição verbal de nada adianta.

    ResponderExcluir
  18. O problema no Santo Daime é o enorme ego das pessoas que são dirigentes e o fanatismo dos fardados. Nem evangélicos são tão fanáticos. E o perigo atual no Santo Daime é que fazem cada vez mais a utilização de maconha nos rituais de fardados. Ninguém fala sobre isso. Mas o caso do Glauco foi por este motivo. Ele atraiu esse tipo de gente e deu no que deu. Nada acontece por acaso. Mas os daimistas são tão cegos que ainda continuam usando uma droga ilegal nos rituais.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog do escritório "Aline Kopplin - Advocacia".
Envie suas dúvidas e deixe seus comentários.